Título do projeto:
Precarização do Trabalho Docente na Universidade Aberta do Brasil da Universidade Estadual de Montes Claros (2018-2024): Caracterização do Professor Formador e o Tutor e Análise de Suas Condições de Trabalho.
Linha de investigação:
Resumo:
Esta proposta consiste em atividades de pesquisa e extensão, com participação de professores das Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade de Brasília e Universidade de Barcelona. Tem como propósito estabelecer um diálogo interdisciplinar entre as áreas educacional, sociológica e jurídica para analisar o trabalho docente exercido por Professores Formadores e por Tutores na Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) no período de 2018 a 2024. A pesquisa dar-se-á através de análise de documentos legais e editais de contratação, de um levantamento quantitativo de dados pessoais e profissionais e de entrevistas semiestruturadas com o corpo docente. A partir das evidências empíricas com os marcos teóricos da pesquisa, será organizado um curso online para o corpo docente da UAB/Unimontes priorizando os debates sobre a precarização do trabalho docente, políticas públicas de EAD, desigualdades e tecnologias na educação. A pesquisa se justifica pela necessidade de analisar aspectos educacionais, sociológicos e jurídicos que explicam o processo de precarização do trabalho docente e, sobretudo, entende-se que poderá oferecer fundamentos para mudanças, ao encontro do Marco Regulatório previsto para a Educação a Distância neste ano de 2025. Tem-se por hipótese principal que o recorte histórico posto pode sinalizar permanências e alterações nos editais de seleção, de contratação na caracterização docente e nas condições de trabalho ao longo do período analisado, considerando que coincide com a ocorrência da Pandemia de COVID-19.
Equipe: Anna Paula Lemos Santos Peres, Gilmar Ribeiro dos Santos, Janara Kalline Leal Lopes de Sousa, Leandro Luciano Silva Ravnjak (Coordenador), Núria Rodríguez Ávila, Sarah Jane Alves Durães.
Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
Período de vigência: agosto/2025 a julho/2027